quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Morte, seria a melhor punição?

Então, dando uma reativada nisso aqui e falando sobre um assunto mais sério: Pena de morte, a solução?
É bem complicado isso, sabe? Eu vou levantar alguns pontos, mas já adianto que não estou totalmente fechado com relação a isto, é mais uma opinião que eu tenho, mas que está aberta a debate.

Todos sabem que a criminalidade é um problema social que assola o mundo todo e todos os governos tem tomado as mais diferentes propostas para se mudar este cenário. As duas mais drásticas são a pena de morte e prisão perpétua. Aqui no brasil não há nenhuma nem a outra, há uma sacanagem extrema onde pessoas passam um tempo irrisório na cadeia e depois saem rindo da sociedade.
Por essas e outras muita gente é a favor da pena de morte para se controlar está situação, outros são a favor da prisão perpétua, mas afinal qual está "correta"? Qual eu acho que surte mais efeito?

Vou dividir meu pensamento em pontos a serem abordados para tentar mostrar os prós e contras da prisão perpétua e da pena de morte.

  1. Será que a pena de morte realmente diminui os índices de criminalidade?

     Eu realmente não acho que a pena de morte tenha algum peso para lidar com a criminalidade. Eu achei este dado aqui da Superinteressante "Exemplo: nos 36 estados americanos que adotam a pena, o índice de assassinatos por 100 mil habitantes é maior que o registrado nos outros 14 estados que não condenam à morte. Na França, especialistas em segurança pública garantem que a violência não explodiu depois que a guilhotina foi aposentada, em 1977. No Irã, o exemplo é inverso: a pena de morte foi reintroduzida em 1979, com a revolução islâmica, mas não significou nenhuma redução das taxas de criminalidade”.
  2. Será que a morte é realmente temida por boa parte dos criminosos?

    Eu realmente acho que não, digo isso por uma série de fatores que é possível se observar no dia de hoje.
    Pensem comigo: O bandido que troca tiro com a policia está realmente preocupado com a sua vida?
    O criminoso que muitas vezes vive uma vida miserável aqui fora, uma condição de moradia e financeira terrível, vocês acham que eles estão preocupados com a vida ou a morte?
    Sem mencionar os casos onde muitos criminosos preferem a morte do que ir para a cadeia, logo muitos tentam se matar, preferem morrer do que passarem enclausurados na prisão.
    É realmente sabido que vida de bandido é curta, quem entra nessa vida sabe que vai acabar morrendo cedo, logo eles estão lá para tudo ou nada. 

    Mas este o ponto que eu tenho vontade de abordar é: A morte para muitos é uma descanso, uma fuga, então muitos estarão dando graças ao céus por causa disso, por poderem morrer invés de sofrer, invés de ter que viver aquela vida (claro, há casos e casos. Os moleques por aí se pelam de medo quando os guardas da rota dão uma blitz).
  3. Será que a morte basta para certos tipos de crimes? 

    Como eu disse no ponto anterior, a morte passou de um temor para muitos e virou um "refúgio" para grande parte das pessoas. Invés de sofrer e aguentar o tranco elas preferem morrer e ter a fuga. Ai entra o meu modo sádico e eu digo: Será que uma pessoa que comente um crime como estupro ou mata uma família merece apenas a morte?  A morte, algo rápido e sem muita dor ou até mesmo dolorosa, mas que dure pouco? Será que isto vale a pena? Acho que não, acho que é muito pouco, sim, eu estou sendo sádico. Acho a morte superficial de mais nesses casos. 
    Acho que para o cara que violenta uma família inteira ou mata ou comente algum abuso a morte é superficial de mais. Como eu disse, um descanso para a pessoa, mesmo a morte indolor seria pouco para eles. Eu sempre fui do pensamento de "Uma dor além da própria morte", mas não, não existe dor assim (eu não acredito em inferno), logo devemos pensar que a morte seria só um prêmio para o criminoso.
     
  4. A irreversibilidade da pena, será mesmo que este é o caminho?

    Outro ponto que deve ser abordado é que este método NÃO TEM volta. Você não pode mudar o que está feito, por mais que você dê dinheiro as famílias, você não irá trazer o morte de volta caso ele seja inocente.

    Eu não vou entrar em questões éticas ou econômicas por dois motivos: 
    1) O ponto que eu defendo tem uma falha na qual eu não achei uma forma razoável de resolução e está é justamente o dinheiro. 
    2) Não deve haver ética para bandido. (sendo mais flexível, criminosos perigosos devem pagar severamente pelo que fizeram) 
No que eu sou a favor afinal de contas?

Essa é uma questão simples, como eu apontei ai em cima, a morte não é o caminho, acredito na prisão perpétua para grande parte dos casos da sociedade. Vou tentar explicar meu posicionamento aos poucos.

Para mim, bandido tem que trabalhar na cadeia e não pode sob nenhuma circunstância quaisquer tipo de beneficio ou regalia. Trabalho duro, condições não muito na linha dos "Direitos humanos" (que se exploda os direitos humanos para bandidos).
Como eu disse ali em cima, a morte não é mais tão temida por estes criminosos, mas a ideia de passar uma vida toda dando duro e sem liberdade, sem ao menos ter uma condição "confortável" de vida, isso sim é assustador para qualquer pessoa.
Pergunte a um preso se ele prefere viver assim para o resto de sua vida ou morrer, o que ele dirá? 
Ele irá pedir a morte, mas ela não será dada (bíblia mode On rsrs) e eu acho que este é o melhor castigo ao criminoso que na hora de cometer a atrocidade não pensou em direitos humanos. Uma pena que vai machucar mais que a morte. Um sofrimento para que ele pague o que fez.
Sem falar que está é uma pena que pode ser revertida ou revista de acordo com a gravidade do crime.
Direito a condicional dependendo do nível do crime é algo passível neste meu cenário, mas isto não quer dizer que haverá clemencia ou "boa vida" para qualquer criminoso. 
Acho que, os frutos dos trabalhos deles podem trazer benefícios sociais, além é claro (lado sádico) de uma punição exemplar para os criminosos. Ressalto mais uma vez SEM HUMANIDADE para com os criminosos. Acho que este é o melhor caminho para punir o autor de tal atrocidade, atende bem ao "Dor além da morte" ou pelo menos chega perto. 
Claro que isto é apenas o topo do problema, para se implantar um sistema destes é preciso que aja uma participação firme do estado e das leis. A pena perpétua é só a consequência de tal ato.  
Entretanto eu não vou fechar os olhos para dois pontos cruciais: A quantidade de dinheiro que será investida para manter todos estes presos por tempo indefinido e claro, o espaço para se manter todos eles. Estes dois pontos não fecham, por isso eu uso o termo "Revisão de pena" para pequenos casos em tentativa de sanar este problema. Se vocês tiverem sugestões. 




0 comentários:

Postar um comentário

Open Panel

Label

Blogroll

Labels