segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Igreja VS Ciência. Quem cura de verdade?

A religião cristã tem o ato de "operar milagres" como uma de suas maiores marcas, desde escrituras bíblicas onde cristo ressuscitava os mortos, fazia os aleijados andarem e os cegos enxergarem, até os dias de hoje com as curas supostamente milagrosas das igrejas evangélicas.
Hoje em dia os ditos "Milagres" são operados por objetos sagrados como "meia ungida" (com um valor exorbitante), "fronha  milagrosa" (com um valor alto também) e sim, uma "toalha santa" que diz que é capaz de acabar com dividas (to precisando de uma dessas). Todos esses objetos tem um alto valor e tem como objetivo iludir os mais ingênuos que tem muito pouco, mas que mesmo assim se deixa levar pela manipulação de sua fé. 
Isso sem falar dos "Show's de Fé" que ocorrem em lugares com várias pessoas onde dores são curadas, aleijados andam e cegos vêem, igual na época de cristo, a diferença é que eles cobram pra isso... O "Cristiano-Capitalismo" (risos)
Em contra ponto a tudo isso, existe a Ciência que sim opera verdadeiros "milagres" com as pessoas.

Já pensaram se a ciência não evoluísse e todos ficassem na base da fé? Hoje em dia a Ciência cura doenças, propõe tratamentos e até substitui membros.
O atual estudo de células tronco mostra que futuramente será capaz de reconstruir tecidos, corrigir doenças como  Alzheimer, mal de Parkinson, diabetes, câncer, distrofia muscular, entre outras.
A ciência não opera milagres na hora, não faz as pessoas andarem do nada, os cegos verem ou coisas assim, mas quem faz? O pastor? O padre? Porque fazem com uma parcela da população? 


Vou contar a vocês um outro caso que aconteceu comigo e tem a ver com este tema. Eu nunca fui um cara de ir na igreja, mesmo quando cristão eu nunca fui um cara muito apegado com isso de ir a igreja e essas coisas, mas tinha uma fé, isso tudo pela criação que tive da minha mãe que sempre dizia "Deus não está na igreja, mas sim dentro de cada um de nós" e que até hoje faz algum sentido, sim, deus está dentro da mente das pessoas, então ela não estava totalmente errada. 
Outro fato sobre mim (e que eu comento numa postagem deste blog também) é que eu tenho uma deficiência física que faz com que eu use moletas, mas o que as pessoas não sabem é que isso foi um progresso dado pela ciência ao decorrer de muito anos. No começo eu não andava, mas eu fiz um grande tratamento na AACD e essa situação mudou muito.
No começo eu não andava, não executava movimentos, mas depois de uma avaliação na AACD (ainda com 6 ou 7 anos) eu fiz a primeira cirurgia seguida de um grande pós-operatório e uma intensiva fisioterapia eu obtive uma significativa melhora. Depois disse se seguiram mais dois processos iguais e hoje eu posso dize que sou um cara que tem uma boa mobilidade (tendo em vista meu estado inicial). O mais bizarro de tudo isso é que no meio da minha longa jornada ás pessoas sempre diziam para minha mãe "Leve seu filho a igreja, leve seu filho para o pastor abençoar e ele irá largar as moletas". Chega a ser cômico, mas graças a Odin a minha mãe nunca levou isso a sério, ela sempre colocou na cabeça que só a ciência poderia me ajudar, embora dizendo que deus agia através deles. Me pergunto se minha mãe tivesse seguido o conselho dessas pessoas, onde eu estaria hoje? Numa cama esperando o poder do pastor? Talvez. Será que eu estaria vivo? (risos)

Tendo em vista que muitas pessoas com doenças sérias (como câncer e etc...) deixam tratamentos sérios e vão se iludir com curas milagrosas e acabam morrendo.
Lembro que anos depois (já ateu) eu comentei este fato com uma pessoa e ela me disse "Ah, mas você não seria curado se sua fé não fosse grande, a fé de quem não é curado não era grande, porque deus opera e blá blá blá". Isso me deixou chocado, a mentalidade das pessoas me deixa surpreso e quando isso envolve vidas, porra, eu fico mais perplexo ainda. 


Lá no começo do texto eu apontei os ditos "Milagres" que a igreja está operando, mas curiosamente isto é feito apenas com humanos (não vi nenhum caso onde a cura seja feita com animais) diferente da ciência que não faz distinção de homens e animais, sempre tenta ajudar a todos da melhor forma e a prova está nos estudos a cerca da biotecnologia que está sendo capaz de dar uma vida saudável e normal a vários tipos de animas.

Outro ponto que eu nunca vi: Dar um membro a uma pessoa amputada, eu nunca vi um pastor fazer isso (o que seria bem fácil para alguém que é capaz de curar câncer aids com os poderes de Deus), mas diferente da religião, a ciência tem mostrado seu valor com o atleta  Oscar Pistorius, o primeiro corredor sem pernas a participar de uma Olimpíada. Quanto ao fato de paralíticos andarem, bem, a ciência mostra mais uma vez sua superioridade em relação a religião ao criar o  'robolegs' dando assim a chance de uma pessoa poder se movimentar novamente (e dando a ela um estilo alá Robocop rsrs)


Por mais que este tratamento ainda possa ser caro (muitos outros são de graça como os que eu fiz na AACD) a chance de ter um retorno é muito maior do que numa igreja comprando meias e fronhas santas. 

Acho que nessa matéria eu pude expor quem cura de verdade, não? Agora a decisão fica com você: Religião ou Ciência?

Fontes: "Toalha santa""Fronha santa""Meia ungida"Células tronco e sua polêmica.

0 comentários:

Postar um comentário

Open Panel

Label

Blogroll

Labels