quarta-feira, 11 de julho de 2012

Politica e manipulação

Estive conversando sobre esses dois temas no Facebook com um colega e achei de que deveria escrever algo sobre isso.

Primeiro vamos falar da manipulação da mídia: É meio óbvio que a mídia te manipula, todos sabem disso, todos criticam isso, mas hoje nesta conversa eu tive que concordar que, diferente do que o povo prega por ai a Globo não é a única vilã disso tudo. Temos que admitir que, toda TV manipula de alguma forma, todas fazem isso, mas o argumento que eu uso para defender a perseguição com a Globo é bem simples: Ela é a maior, então vamos derrubar a maior e depois obter alguma melhora, mesmo que passageira. Mas eu devo concordar que não adianta todos focarem na Globo e deixarem ser manipulados pela record por exemplo. É uma analogia bem simples, comece pelo forte. Quem se preocuparia com a Rede TV enquanto a poderosa Globo ferra todos nós? O problema é que, eu tenho que concordar que isto não resolve o problema. É como um câncer, você tirar o tumor maior não faz com que esteja curado.



O mesmo serve para a politica, são analogias semelhantes. "É mais fácil você tirar um politico do poder, arrumar o senado e conseguir alguma coisa do que tentar fazer toda uma mudança pelo país, com as pessoas e com a sociedade." Mas isso não quer dizer que este seja o método mais correto. Mais uma vez, quem se preocuparia em combater um desonesto isoladamente invés de combater um politico fodão que afeta diretamente sua vida? Mais ai que está o problema, a corrupção vem de baixo para cima, é um processo população > politico [embora eu acredite no contrário politico > população]. O correto não é você derrubar 1.000 políticos, mas sim mudar a cultura e o pensamento de 1.000 pessoas. Então para se ter uma melhora significativa é necessário que aja uma mudança nas pessoas, não no sistema ou exclusivamente nos políticos, assim como para acabar com a manipulação é necessária acabar com coisas além da Globo.



O problema dos revolucionários de meia idade é que, eles acham que precisa se mudar o sistema politico para conseguir alguma coisa, que é preciso mudar apenas os governantes, mas na verdade é preciso mudar toda uma população, e isso poucos estão dispostos a fazer. 
Para você acabar com a manipulação não adianta criticar a globo sendo que todas fazem a mesma coisa, devemos atacar o problema como um todo e não apenas minar no mais forte ou visível.         

Como disse esse meu colega, não se pensa a longo prazo, apenas no hoje e no agora, mas isso é terrível, pois nunca se terá uma melhora de verdade enquanto todos ficarem com esse pensamento imediatista e que ataca o problema parcialmente. Ataca-se o sintoma, não a doença e isto é realmente triste

O principal problema do povo Brasileiro é que ele tem uma vitória passageira, passam alguns anos e ele se esquece. "Vencemos o Color, agora vai mudar" e não mudou, pouco tempo depois veio o mensalão e todos os escândalos que conhecemos. Se um dia a grande globo cair as pessoas vão dizer "Vencemos a Globo" e amanhã vem uma TV muito pior.  

  

0 comentários:

Postar um comentário

Open Panel

Label

Blogroll

Labels