terça-feira, 3 de julho de 2012

"Você não é livre até poder entrar numa loja e mijar num queijo"

"Você não é livre até poder entrar numa loja e mijar num queijo" 
Essa foi uma afirmação que eu recebi de um amigo a um tempo atrás, mas eu realmente não me lembro de onde ele tirou essa frase, mas pensando sobre ela esses dias eu pude refletir sobre tal afirmação. Até coloquei no Facebook, mas acho que nem todos entenderam o real significado da frase.

O que ela quer dizer, pelo menos no meu entendimento é que, você nunca será absolutamente livre para fazer o bem entender, liberdade no sentido nu da palavra. Claro que, há diversos significados do termo "liberdade", não daria para abordar todos aqui, e claro que se eu abordasse todos, isso ficaria mais conflitante do que esclarecedor, segundo uma das pesquisas que eu fiz, o termo liberdade seria  "A liberdade consiste unicamente em que, ao afirmar ou negar, realizar ou enviar o que o entendimento nos prescreve, agimos de modo a sentir que, em nenhum momento, qualquer força exterior nos constrange" (Descartes)."


Encontrei outras definições referentes a autonomia, mas esta me pareceu fazer mais sentido com o termo que eu vou abordar nesta postagem, mas isto ainda está aberto a discussão, as pessoas interpretam frases de diferentes formas, mas por hora vamos adotar o conceito de liberdade como "Fazer o que você tiver vontade de fazer, sem obrigações" ou realmente no sentido de "Ser completamente livre independente de forças externas"
Vocês acham que tivemos numa sociedade assim? Você acha que conseguiríamos viver num mundo assim? 


Pegando o exemplo da frase "Você não é livre até poder entrar numa loja e mijar num queijo", o que você conclui com isto? Que certamente você não irá poder fazer isso, sem ao menos ser impedido ou ser punido por isso. Mesmo que isto seja sua vontade. 
Você consegue imaginar um mundo onde não há alguém para lhe ditar as regras do jogo? Sejam elas quais forem, você consegue viver sem alguém que lhe diga o que fazer? O que é realmente certo, o que é realmente errado? É isto que o estado faz, quando ele faz uma lei, ela não é a verdade absoluta, são pessoas que estão ditando o que você deve fazer, não mate, não use drogas, não corra em um carro, não toque fogo na sua casa, não urine num alimento dentro de um comercio, escolha um representante politico, tenha documentos. Consegue notar o tanto de regras que cercam a nossa vida todos os dias? Regras essas que você não escolhe se vai seguir ou não, você não pode dizer 'Eu sou livre para não fazer aquilo", você simplesmente faz. Isto é liberdade? Para mim não.

Mas você acha que o mundo seria melhor sem isso? Nos dias de hoje, você acha que daria para tirar por completo e absoluto a figura do estado que nos controla? Você realmente acha que o homem é e pode ser um ser cem por cento livre? 


Não, o homem não pode ser livre, não totalmente, não posso conceber uma sociedade sem a figura do estado nos dias de hoje. Alguém que supervisione as coisas, o ser humano não é bom e puro em sua essência, ele é um animal que tem instintos como qualquer outro, mas ele tem a capacidade de pensar e de possuir a maldade dentro de si, ganancia e mais outras coisas nocivas ao convívio. Se elas vivessem sem o que chamamos de "estado" hoje [e isto eu estou envolvendo a policia, sistemas gratuitos de saúde, formação de leis para um extenso território, fronteiras e etc.] as pessoas viveriam num caos sem tamanho.Ou você acha que seria possível o ser humano respeitar o espaço alheio assim? Do nada. Acha que poderíamos viver assim de bom grado? Se nos dias de hoje não é assim.
Já parou para pensar que tudo que você não faz hoje porque é tido como "errado" você poderia fazer amanhã sem uma máquina estatal nas suas costas?


Somos cercados de regras, de coisas que são proibidas, mas isto tudo é fundamental para a convivência humana, o homem não pode viver ao seu bel prazer, porque isso é algo utópico de mais. 


Grande parte das regras que vivemos hoje, são para nosso bem estar, grande parte do que temos hoje foi construído através do estado [que não é perfeito e que eu não estou me restringindo apenas ao Brasil no qual o estado está corroído por vermes], nos é dado uma semi-liberdade porque o ser humano não nasceu para ser completamente livre. Ele é um escravo de si mesmo. Um escravo de todos a sua volta.    

0 comentários:

Postar um comentário

Open Panel

Label

Blogroll

Labels